As investigações feitas pelo delegado regional de Açailândia, Assis Ramos, chegaram aos adolescentes de iniciais M.C.P., H.C.C. e A.L.S., todos de 15 anos, que foram encontrados com a motocicleta, o notebook e o celular que haviam sido roubados do secretário do Meio Ambiente de Bom Jesus das Selvas, Luís Costa de Oliveira. Todos são de Bom Jesus das Selvas, onde aconteceu o crime.
Um dos menores confessou participação no crime e depois os policiais chegaram aos outros dois adolescentes. O crime foi tipificado como latrocínio (roubo seguido de morte).
O delegado Assis Ramos informou que os menores, a princípio, ficarão em Açailândia, mas depois serão transferidos para a Funac de Imperatriz e, em seguida, para São Luís, onde ficarão cumprindo a pena de 3 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mesmo o crime sendo considerado hediondo.
Luís Costa de Oliveira ficou desaparecido por dois dias, até ser encontrado morto por um vizinho, que chamou a polícia. O professor Luís Costa, como era conhecido, já tinha assumido outros cargos até assumir a Secretaria do Meio Ambiente de Bom Jesus das Selvas. Ele também cumpriu dois mandatos como vereador, chegando ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas.
Comentários