Jean Claude dos Reis Apinagé já está preso

Para falar sobre a prisão do policial militar Jean Claude dos Reis Apinagé, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Markus Lima, concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã dessa quinta-feira (4).

O PM é acusado de ter executado com cinco tiros, na noite do último sábado (29), o cinegrafista José de Ribamar Carvalho Filho.
O comandante Markus Lima informou que Jean Claude dos Reis se apresentou no início da madrugada dessa quinta-feira (4) e  encontra-se preso numa cela no quartel da Polícia Militar. A moto Honda Tornado, cor amarela, utilizada pelo suspeito no dia do crime também foi apreendida, entretanto a pistola calibre 380 ainda não foi encontrada.
“A família entrou em contato comigo dizendo que ele estaria com a intenção, na companhia do advogado, de se apresentar à polícia. Aguardamos e não aconteceu. Quando foi na madrugada, ele veio com a família. Agora vamos apresentar à Justiça. A moto dele também está apreendida, mas ainda não encontramos a arma”, afirmou Markus Lima.
O comandante informou, ainda, que a família do soldado Reis deu medicamentos para acalmá-lo, tendo em vista que ele estava agitado. “O policial estava dopado, a família deu calmante para ele. Tive uma conversa rápida e, logo em seguida, informamos quem deveria ser informado”, disse.
O comandante afirmou também que, por uma decisão dele, a imagem atual do soldado Reis não seria exposta à imprensa. “Eu acho que não tem porque esta exposição. Todos conhecem, já foi divulgada a fotografia dele, não tem porque fazer esta exposição do policial”, explicou.
Jean Claude dos Reis, lotado no 3º BPM, tinha mandado de prisão preventiva em aberto e era considerado foragido da Justiça. Além da morte do cinegrafista, ele é suspeito, ainda, de ter assassinado um homem identificado como Jhonata Sousa Campos, o “Foguinho”, e ter tentado contra a vida de outro homem que não foi identificado, ambos no bairro Bacuri, minutos depois da morte do cinegrafista.
Ainda ontem, o delegado Nivaldo de Jesus Fagundes Furtado, do 4º DP, cumpriu o mandado de prisão decretado em desfavor do policial e o ouviu em depoimento.
Jean Claude dos Reis Apinagé será transferido para o presídio militar em São Luís, onde ficará à disposição da Justiça.