A Polícia Federal deflagrou, na manhã dessa quarta-feira (22), nas cidades de São Luís e Cáceres-MT, a Operação Rota 65, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas.
As investigações, iniciadas no ano de 2015, levaram à identificação desta associação especializada no tráfico de cocaína oriunda da Bolívia, tendo como destino traficantes atuantes no Maranhão. A droga ingressava no país por meio da província de San Matias, na Bolívia, passava por fornecedores brasileiros residentes no município de Cáceres-MT e era transportada em compartimentos ocultos no interior de veículos até a capital maranhense. Durante o processo investigativo, a PF apreendeu, no Maranhão, cerca de 100 kg de cocaína, e prendeu em flagrante cinco envolvidos. O núcleo maranhense tinha ligação com uma das principais facções criminosas atuante no Maranhão e dominava o tráfico de drogas nos bairros do Barreto e Ivar Saldanha, em São Luís.
Foram cumpridos pela PF doze mandados de prisão preventiva, um de condução coercitiva e sete mandados de busca e apreensão, mobilizando um total de quarenta policiais federais.
Ressalta-se que um dos alvos encontra-se aprovado nas fases preliminares do concurso da Polícia Militar do Maranhão, e os demais conduzidos possuem conexões com o “Bonde dos 40” – facção criminosa conhecida no Estado. O nome atribuído à operação faz alusão ao DDD da cidade de Cáceres, por onde a droga, oriunda da Bolívia, ingressava no Brasil.
Comentários