Homem preso e conduzido pela PF em São Luís
Droga apreendida em fundos falsos de caminhonetes

A Polícia Federal realizou, na manhã dessa terça-feira (4), a “Operação Aimará”, que teve como objetivo cumprir mandados de apreensão e prisão de integrantes de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas em vários pontos de São Luís. Foram cumpridos 12 mandados de prisão, 2 mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão, nos estados do Maranhão, Pará e Amazonas, 90 policiais federais participaram da ação.

A quadrilha era chefiada por dois irmãos peruanos. A droga era trazida do Peru e entrava no Brasil pela cidade de Tabatinga/AM. A rota utilizada para o tráfico também passava pelas cidades de Manaus/AM, Altamira-PA, São Luís, Barreirinhas e Fortaleza-CE, de onde seguia para os destinos internacionais com envolvimento de traficantes franceses. A PF estima que a quadrilha tenha faturado mais de R$ 9 milhões.
A Operação da PF atingiu a cúpula do tráfico de drogas da região Norte/Nordeste, desarticulando parte relevante do tráfico internacional. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da PF, Fabrísio Garbi, a quadrilha era especializada em construir compartimentos secretos no interior de caminhonetes, onde a droga era escondida.
A Polícia Federal afirmou que a investigação partiu de uma denúncia anônima. Para realizar operação os policiais utilizaram técnicas especiais de investigação.
Na ação policial foi apreendida uma pistola ponto 40, com o brasão da Polícia Civil do Estado do Maranhão, além de cinco carros de luxo e uma quantia no valor de 20 mil reais.
Como é de praxe, a Polícia Federal, não divulgou os nomes das pessoas presas.