A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais-SEIC/DCRC, com apoio das delegacias regionais de Grajaú, Itapecuru e Santa Inês, deflagrou operação policial no sentido de cumprir oito mandados de prisão preventiva.
Os mandados são em desfavor de integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a cargas de cigarros, que vinha agindo em rodovias federais e estaduais, que cortam o interior do Maranhão.
A operação para prender os quadrilheiros foi montada após seis meses de investigações realizadas pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas da Superintendência Estadual de Investigações Estaduais. Durante as investigações, foi possível concluir que a organização criminosa é responsável por mais de dez assaltos a veículos com cargas de cigarros da empresa Sousa Cruz, acumulando um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões.
Segundo o que foi apurado durante as investigações, um dos métodos atualmente adotados pela quadrilha consiste em cooptar funcionários da empresa Sousa Cruz, na facilitação às empreitadas criminosas do bando.
Os agentes da Seic cumpriram sete dos oito mandados de prisão, deferidos contra o bando, entre eles Raimundo Ferreira Barros, o ‘Neto de Davinópolis’, figura bastante conhecida na região tocantina, considerado o líder da quadrilha.
Os sete quadrilheiros presos são: Raimundo Ferreira Barros, ‘Neto de Davinópolis; Raimundo Ferreira Barros Júnior; Aleciano Dias dos Santos Reis; Gilberto Raimundo de Farias; Francisco Oliveira Lima Filho, vulgo ‘Lourinho’, funcionário da Sousa Cruz; André Fernando Nunes Pimentel, funcionário da Sousa Cruz; Leôncio de Cássio de Oliveira Silva, também funcionário da Sousa Cruz.
Comentários