Obras da Funac no Habitar Brasil estão abandonadas

Obras da Funac em Imperatriz continuam paradas 
As obras da nova unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) em Imperatriz, continuam paradas. Estão abandonadas há 5 anos. A construção, que iniciou em 2014, já custou mais de R$ 18 milhões aos cofres públicos do Maranhão e ainda estão longe de ser concluídas.

Financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a construção deveria ter sido finalizada em julho deste ano. Em agosto, o governo do Maranhão responsável pela obra, conseguiu na justiça a prorrogação do prazo de entrega.
Caso as obras não sejam finalizadas no novo prazo, a justiça determinou que uma multa de R$ 1 milhão deve ser paga. Mesmo assim, até o momento o trabalho não foi retomado na unidade.
O prédio abandonado serve como esconderijo para usuários de drogas, criminosos e até como depósito para produtos roubados. As paredes, que já haviam sido rebocadas, estão rachando e cheias de infiltrações por conta da ação do tempo e da falta de manutenção.
A área possui mais de 50 mil metros quadrados e o projeto pretende construir dez prédios com 89 alojamentos que devem abrigar até 350 adolescentes. Além disso, as obras preveem a construção de um campo de futebol, quadra poliesportiva, teatro e área de visitas.
Enquanto as obras não são finalizadas, os adolescentes da região cumprem medidas socioeducativas em três prédios alugados em Imperatriz. As fugas e motins nas unidades são constantes e provocam pânico em servidores e moradores dos bairros onde estão instaladas. Em outubro, dois motins foram registrados em menos de uma semana, e, já foram nove esse ano com 15 fugas e  nem todos fugitivos foram recapturados.