Agentes da Polícia Rodoviária Federal, Unidade de Imperatriz, dando prosseguimento à ‘Operação Hircus III’, recuperaram mais um caminhão com registro de roubo. O caminhão pipa marca Ford, modelo Cargo, placa FDZ-4315 de Grajaú, foi recuperado naquela cidade e trazido para Imperatriz, onde foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil e será restituído ao legítimo dono.
O inspetor da PRF, Igor Egídio, do Posto de Imperatriz, disse que o caminhão foi roubado em 2012 na cidade de Gurupi, estado de Tocantins, e pertence a uma empresa em São Paulo, que foi avisada da recuperação do veículo.
A pessoa que estava de posse do caminhão, segundo o inspetor, tinha adquirido o veículo de boa fé, mas ao ser investigado, constatou-se que era roubado, conforme levantamentos feitos pelo Serviço de Inteligência da PRF. “O veículo foi transferido normalmente para o atual dono e já foi constatado que está havendo esquema dentro do Detran”, disse Igor Egídio.
Na semana passada, outros dois caminhões com documentação adulterada foram apreendidos em Imperatriz. Os veículos são da marca Volkswagen, sendo um baú e outro carroceria aberta.
Os dois se encontram no pátio do Instituto de Criminalística-ICRIM, onde serão periciados e restituídos aos legítimos donos.
A ‘Operação Hircus III” foi iniciada no dia 28 de novembro pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Polícia Civil/MA, em 22 municípios maranhenses, buscando combater o roubo, furto e adulteração, além de outras fraudes relacionadas a veículos que tiveram como destino o Maranhão.
As ações se concentraram especialmente na região centro-norte, começando por São Luís e estendendo-se por Santo Amaro, Barreirinhas e Paulino Neves, na região dos Lençóis maranhenses; Tutoia, Araioses, São Bernardo, Brejo, Anapurus, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto e Chapadinha, no Baixo Parnaíba, além de Santa Inês, Arame, Grajaú, Gonçalves Dias e Barra do Corda, na região mais central. E Santa Luzia do Paruá, Araguanã, Nova Olinda, São João do Caru e Zé Doca, no noroeste do Maranhão, e agora chegou a região tocantina e central do estado. Cerca de 90 veículos que tiveram adulteração confirmada já foram apreendidos.
Durante a operação, os policiais apreenderam ainda duas armas de fogo e conduziram 77 pessoas à Polícia Judiciária, a maioria por receptação de veículo roubado/furtado. Oito documentos falsificados também foram apreendidos.
Hircus diz respeito à espécie caprina, muito presente na região Nordeste brasileira, que por sua vez, na linguagem policial, remete ao cabrito, um veículo de procedência ruim, roubado, furtado ou adulterado.
Comentários