Uma operação em conjunto entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público (MP), por meio da Promotoria do Consumidor, resultou na apreensão de oito ônibus da empresa Viação Branca do Leste (VBL), que faz o transporte coletivo urbano na segunda maior cidade do Maranhão.
A operação teve início na última terça-feira (5), ocasião em que quatro ônibus foram apreendidos. Na tarde dessa quarta-feira (6), na BR-010, perímetro urbano de Imperatriz, outros quatro veículos tiveram o mesmo fim.
O Inspetor da PRF, Almeida Neto, em conversa com a reportagem de O PROGRESSO, informou que as principais irregularidades dos ônibus são documentação irregular e a falta de manutenção, que coloca a vida dos passageiros em risco.
“São veículos com bancos rasgados, pneus carecas, para-brisas quebrados, sem equipamentos de segurança e os motoristas não têm a documentação obrigatória dos veículos. Tudo isso prejudica o transporte e põe em risco a segurança dos usuários”, disse.
Ainda segundo o inspetor, a operação é por tempo indeterminado e será realizada em diversos pontos da cidade, em horários e locais diferentes. De acordo o promotor do consumidor, Sandro Bíscaro, que acompanhou a operação, a fiscalização é resultado de um inquérito instaurado pelo MP no ano passado em função das constantes denúncias que chegaram e ainda chegam à promotoria.
Os ônibus foram levados para o pátio do posto da PRF e a empresa tem o prazo de até cinco dias para regularizá-los. Sem essa regularização, os veículos permanecerão no local, até que outras medidas sejam tomadas.
Sandro Bíscaro informou que foi procurado pelo representante da VBL, o qual garantiu que a empresa tem um projeto para melhorar substancialmente o serviço de transporte urbano não só em Imperatriz, como também nos outros municípios que são servidos por ela.