A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate ao Roubo de Carga (DCRD), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), após uma investigação de três meses, conseguiu identificar e desarticular uma organização criminosa especializada no roubo de carga, residência e veículos e no comércio ilegal de arma.

Essa organização criminosa vinha agindo em toda a região Tocantina.
Às 6 horas dessa sexta-feira (27), o DCR/SEIC, coordenado pelo delegado Lúcio Rogério do Nascimento Reis, com o apoio do DDSD/SEIC, DCRIF/SRIC, GRT/SEIC e SENARC/Imperatriz, CISP/Imperatriz, Delegacia Regional de Açailândia e Delegacia Regional de Imperatriz, deflagrou a ‘Operação Transbordo’, que culminou no cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva e conseguindo êxito em 11 deles.
Foram apreendidas 25 toneladas de sal mineral roubadas da empresa Embrasal (Imperatriz), três automóveis, uma moto, um revólver calibre 38 e vários celulares.
Foram presos na operação:
Luhan Silva Gomes, vulgo ‘Maguinho’, que atua na vigilância de veículos de carga e levantamento. Transporta pessoas e armas para os locais onde são realizados os assaltos, faz abordagens com o uso de arma de fogo e mantém motoristas em cativeiro; Ronaldy dos Santos Sousa, vulgo ‘Roni Gordinho’ ou ‘Ronald’, responsável por abordar motorista com arma de fogo. Mantém vigilância e faz coordenação da movimentação dos integrantes, durante e após os assaltos; Agrinaldo da Silva Batista, vulgo ‘Maranhão’ ou Marcelo’, inicialmente participava das ações criminosas. Atualmente é o mentor e diretor das operações. Organiza e fiscaliza as execuções. Faz negociação das cargas roubadas e encomendas para o roubo de cargas; Maike Medeiros de Carvalho, vulgo ‘Baiano’, pratica assaltos de veículos e estava em contato direto com os demais integrantes do grupo. Foi preso em flagrante quando estava em prática de assalto por crime contra o patrimônio; Eduardo Pereira Vales, associado de ‘Maranhão’, preso desde o dia 11/11/15, quando participava de tentativa de assalto na modalidade ‘sapatinho’ em Amarante; Mailson Cavalcante de Sousa, vulgo ‘Fogoió’, pessoa associada a ‘Maranhão’ e Eduardo; Alan Kardec Guedes dos Santos, morador de Açailândia, executa assaltos, ligado a Luhan Silva Gomes; Marco Aurélio Sousa Lopes, morador de Açailândia, participa de assaltos; Gessui Bruno de Queiroz Júnior, vulgo ‘Junior’; Erick Danilo da Silva e Marcony Cardoso Silva, vulgo ‘Bin Laden’.
Os presos foram conduzidos para o Centro de Triagem de São Luís, com exceção de Luhan e Alan Kardec, que cumprem pena na SEJAP/Açailândia; Maike e Eduardo, que cumprem pena na Sejap/Imperatriz.