No final do ano de 2014, em cumprimento a ordem judicial, foi realizada a desintrusão de madeireiros, lavradores, pecuaristas e pessoas que viviam no interior da Terra Indígena Awá-Guajá em São João do Caru/MA explorando a reserva.
Sob a liderança e incitação de algumas pessoas envolvidas principalmente na política do município, a população dos povoados existentes no entorno da Reserva Indígena foi levada a acreditar que poderiam novamente invadir a Terra Indígena Awá-Guajá, tendo sido planejada a invasão para o último dia 30/04/2016.
Equipe de policiais federais da SR/PF/MA conseguiu impedir que a invasão fosse concretizada. Após realizado o trabalho, quando do deslocamento dos policiais federais para São Luís, a equipe da Polícia Federal no local foi alvo de emboscada no povoado de Santarém.
Realizado trabalho de investigação, foram identificadas as lideranças do movimento e feita a representação pela prisão de tais pessoas, sendo o pedido acolhido pela Justiça Federal no Maranhão. Em cumprimento aos mandados de prisões preventivas expedidos, foram presos no dia 25/08/2016 em São João do Caru/MA o principal líder, Arnaldo Lacerda Sousa, e seu companheiro de movimento Isaías Francisco Cabral, conhecido por “Dois de Ouro’, estando os presos a disposição da Justiça Federal.
Comentários