O Exército Brasileiro, em Imperatriz e região representado pelo 50º Batalhão de Infantaria de Selva, iniciou nessa terça-feira (30) a Operação Alta Pressão IV, em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Receita Estadual, através da Sefaz.
A operação, que tem o comando do Major Resende, em Imperatriz iniciou pelo Mercadinho e hoje será realizada em outros locais da cidade.
Essa operação é em âmbito nacional e tem como finalidade fiscalizar o comércio, tráfico e utilização de armas de fogo, munições e insumos, sendo desenvolvida sob o arcabouço da segurança jurídica do exercício de poder de polícia administrativa conferida ao Exército, para evitar ou coibir o cometimento de ilícitos com o uso desses produtos controlados.
No primeiro dia, a Operação Alta Pressão IV em Imperatriz apreendeu mais de 50 mil munições, principalmente de calibre 22, usadas em fuzis.
As munições apreendidas foram catalogadas e levadas para a sede do 50º BIS, na Avenida Bernardo Sayão. Uma pessoa que não teve o nome revelado – uma mulher – foi detida e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram feitos os procedimentos legais.
A primeira operação do gênero ocorreu em 2015 e a segunda em 2016. Desde então, pôde ser constatada uma significativa redução no comércio indevido de armas e munições, por parte dos estabelecimentos registrados e autorizados pelo Exército, vindo a contribuir significativamente para o incremento da sensação de segurança à sociedade brasileira.
Nesta operação, cerca de 760% das pessoas jurídicas registradas e autorizadas a comercializar armas e munições serão fiscalizadas, implicando na verificação de cerca de 700 alvos, por meio da atuação de mais de 800 militares e agentes, distribuídos nas áreas de responsabilidade das 12 regiões militares.
Comentários