Presídio, sem nenhum operário, está com obras abandonadas

Se já estavam lentas, as obras do novo presídio que está sendo erguido em Imperatriz pararam de vez. O PROGRESSO apurou que as obras estão abandonadas há quase 60 dias.
A reportagem esteve no canteiro de obras do novo presídio na tarde dessa terça-feira, 1º de outubro, e constatou que não tinha nenhum operário, apenas um homem que é ajudante de pedreiro que estava trabalhando como vigia. O engenheiro da obra, Daniel Oliveira, também não se encontrava no local.
Segundo informações, há quase 60 dias não são levados materiais de construção para a obra. Os motivos da paralisação da obra não foram informados. O PROGRESSO tentou falar com a JMP Construções, responsável pela obra, mas não conseguiu, pois não atenderam aos telefonemas.
O novo presídio de Imperatriz começou a ser construído em 2009, com prazo inicial para entrega em 2011. Houve alteração no projeto e esse, segundo o engenheiro Daniel Oliveira, foi um dos motivos para o atraso.
Com a construção do presídio de Imperatriz, que tem uma área de 3.112m², o sistema prisional do Maranhão abrirá 200 novas vagas.
São 18 celas, que comportarão em média 12 presos. Além disso, o presídio contará com seis salas que servirão para encontros íntimos dos apenados.
O presídio de Imperatriz ganhará em suas instalações uma torre de vistoria, ala de saúde, além de uma subestação elétrica. Ainda contará com área de serviço de lavanderia e cozinha, bem como um pátio para a prática de esportes.
O último prazo dado para a entrega do presídio, informado já pelo atual titular da Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), Sebastião Uchôa, foi 30 de setembro. Com a paralisação e abandono das obras, não há prazo para a entrega do presídio.