As estatísticas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) mostram números alarmantes de acidentes de trânsito em Imperatriz, os quais crescem a cada mês. Apesar das ruas sinalizadas, os números são assustadores e os diretores dos órgãos responsáveis pelo trânsito procuram alternativas para reduzir esses indicadores, mas os números continuam subindo.
Até essa terça-feira (18), o SAMU já havia registrado 180 acidentes de trânsito em Imperatriz no mês de setembro, com uma vítima fatal. De janeiro até ontem, foram registrados 2.508 acidentes na segunda maior cidade do estado, com 28 óbitos. Em todo o ano passado, 33 pessoas foram vítimas fatais de acidentes e este ano já foram registrados 28.
Estatísticas do SAMU mostram ainda que, de 2010 até essa terça-feira, foram registrados em Imperatriz 8.625 acidentes, com 72 óbitos. Desses acidentes, cerca de 85% têm o envolvimento de motocicletas. Vale ressaltar que esse número pode ser muito maior, haja vista que não são contabilizados pelo SAMU os acidentes com apenas danos materiais.
Pesquisas e estudos sobre o fator humano em acidentes de trânsito têm enfrentado enormes desafios para tentar explicar de uma maneira geral e prever modificações no comportamento do condutor. A conclusão a que se tem chegado é que, para saber o real motivo de um condutor infringir as leis e colocar a vida dele e de outros em risco, seriam necessários testes psicológicos e comportamentais.
A imprudência, bebida alcoólica e principalmente a falta de atenção, sem nenhuma dúvida, foram as principais causas dos acidentes ocorridos em Imperatriz neste ano e nos anteriores.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14508
Números de acidentes em Imperatriz são alarmantes
De acordo com estatísticas do SAMU, de 2010 até ontem, já haviam sido registrados em Imperatriz 8.625 acidentes, com 72 óbitos
Comentários