Major Markus quando recebia o comando do Tenente Coronel Edeilson
Comandante Markus com Edeilson Carvalho passando a tropa em revista
Desfile da tropa em homenagem ao novo comandante e às autoridades presentes

Aconteceu nessa quinta-feira (28) a cerimônia que empossou o Major Antonio Markus da Silva Lima como o novo comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), com sede em Imperatriz.
O Major Antonio Markus comandava o 5º Batalhão de Polícia Militar, em Barra do Corda, e substituiu o Tenente Coronel Edeilson Carvalho, que comandou o 3º BPM desde o dia 1º de março do ano passado.
O combate implacável ao tráfico de droga é uma das principais metas do novo comandante do 3º BPM. “Vamos intensificar o combate ao uso de armas de fogo, assaltos, tráfico drogas e à marginalidade em geral. Já iniciamos o trabalho de operação no sábado e tivemos bom êxito, a tendência é melhorar cada vez mais. Esta é a nossa intenção”, disse.
O comandante acrescentou, ainda, que vai estar sempre pessoalmente nas ruas comandando operações. “A população vai me ver juntamente com minha patrulha em operações à noite, de madrugada e fim de semana, porque chegamos com muita força e garra”, afirmou.
Major Markus anunciou que no próximo dia 11 será implantada em Imperatriz a “Operação Impacto”. Essa operação já é visando dar segurança aos empresários e consumidores no período natalino, quando o fluxo de pessoas aumenta muito em Imperatriz, como também os marginais.

Novo Batalhão

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Aldimar Zanoni Porto, confirmou a criação do 14º Batalhão de Polícia Militar, que vai funcionar do outro lado da BR-010 (Belém-Brasília). Zanoni fez uma recomendação ao novo comandante. “Major Markus, valorize os nossos policiais e proteja a cidade de Imperatriz”, disse.
Zanoni anunciou, também, melhorias para a Polícia Militar em Imperatriz e comentou a parceria que sempre existiu entre a PM e a Prefeitura de Imperatriz. “Dr. Madeira sempre deu o seu apoio à PM em Imperatriz, iluminando e consertando ruas. Isso também faz parte da segurança pública”.

Edeilson enalteceu a escolha do novo comandante

O Tenente Coronel Edeilson Carvalho fez uma rápida retrospectiva do trabalho realizado à frente do 3º BPM e enalteceu a escolha do Major Markus para comandar a PM em Imperatriz e região tocantina.
“Sou filho do 3º BPM, aqui faz parte da minha história na Polícia Militar do Maranhão e comandar esta unidade foi motivo de muita alegria. Foi dura a jornada, muitos desafios, mas buscamos superar as adversidades e fazer um bom trabalho. Reconheço, também, que o comandante Zanoni foi feliz em sua escolha, conheço o meu sucessor e desejo boa sorte”, disse Edeilson Carvallho.

Secretário anuncia investimento de 21 milhões

O secretário Aluísio Mendes, no uso da palavra, elogiou o trabalho de Edeilson Carvalho, bem como disse que o Major Markus também fará uma boa gestão frente ao 3º BPM. “Se houve manifestação em Imperatriz para que o Coronel Edeilson não fosse substituído, também houve em Barra do Corda para que o Major Markus permanecesse lá”, disse Mendes.
Aluísio Mendes destacou que criminosos existem em todo o Brasil. No Maranhão, não é diferente. O secretário criticou as leis brasileiras, que têm brechas, o que faz com que um marginal seja preso duas, três, até seis vezes e volte a delinquir, pois sabe da impunidade. “A justiça não tem culpa disso. O problema são as leis”, disse.
Aluísio Mendes anunciou o investimento de R$ 21 milhões para a segurança em Imperatriz e toda a região tocantina. Serão adquiridas 578 novas viaturas, sendo que 117 virão para a região tocantina. Serão abertas 2.500 vagas para policiais e demais servidores da segurança pública, e já serão convocados mil concursados que estão na lista de espera. O secretário anunciou também investimentos na ordem de R$ 2.500.000.00 para as reformas da sede do 3º BPM.