Portão foi derrubado após colisão de carro, no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas

Uma fuga de presos foi registrada por volta das 7h30 desse sábado (3) no Centro de Detenção Provisória, o Cadeião, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), um carro bateu no portão de acesso ao presídio, derrubando-o.
O carro é um Corsa Classic branco, que seria um táxi roubado, e era dirigido por um homem que estava na porta do presídio. Ele deu uma ré em grande velocidade e derrubou o portão. De acordo com o encarregado de segurança do CDP, William Roosevelt, nove presos fugiram, conforme a conferência feita pelas câmeras. Os fugitivos seriam do bloco Beta, que está sendo reformado. Por esse motivo, não estariam em celas.
Esse é o segundo caso de fuga ocorrida no Complexo Penitenciário de Pedrinhas em menos de um mês. No dia 15 de julho, 15 detentos fugiram da Central de Custódia de Presos de Justiça de Presos (CCPJ) de Pedrinhas, em São Luís, por meio de um túnel, de aproximadamente 15 metros, cavado de dentro da cela 5 do Bloco C.
Diante de mais essa fuga, a SEJAP emitiu nota na manhã de ontem. Confira.

SEJAP – NOTA

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que agentes penitenciários plantonistas do Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, evitaram uma fuga em massa daquela unidade, na manhã deste sábado (3). Esclarece ainda que, mesmo com a atuação ofensiva dos servidores, 9 dos 24 presos do Bloco Delta conseguiram se evadir em uma ação ousada, ocorrida por volta das 7h00.
Imediatamente após a fuga, a Sejap iniciou a apuração dos fatos. Com o apoio das Polícias Civil e Militar e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), estão sendo realizadas diligências para recapturar os fugitivos.
De acordo com as primeiras informações, por volta das 7h deste sábado (3), um veículo Corsa Classic de placa ainda não identificada, derrubou o portão principal do CDP de Pedrinhas. Ao mesmo tempo, os presos do bloco Delta, que já haviam serrado as grades das celas, correram para a área do portão, já derrubado. Os agentes chegaram a disparar tiros, mas 9 dos 24 internos conseguiram fugir, sendo que alguns se evadiram pelo matagal e outros usaram o carro Corsa.
A Sejap informa, ainda, que as visitas previstas para este sábado (3) estão mantidas e que, no momento, o clima é de tranquilidade na unidade.