São Luís – Durante a noite dessa terça (1º) e madrugada dessa quarta-feira (2), uma nova rebelião de presos foi registrada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Desta vez, no Centro de Detenção Provisória (CDP). Na manhã de terça-feira, uma briga entre dois grupos rivais provocou tumulto na Penitenciária de Pedrinhas e resultou na morte de três detentos.
O motim teria sido motivado pela determinação judicial que resultou na transferência de 18 detentos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil para Penitenciária de Pedrinhas.
Dois detentos morreram na nova rebelião, identificados como Julit da Paz Figueira Santana e Marinaldo de Jesus Gaspar Castro.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no plantão de polícia da Vila Embratel, ambos teriam sido vítimas de arma de fogo. Parentes de presos permaneceram na calçada durante toda a madrugada e início da manhã de ontem. Segundo eles, houve tiroteio entre os detentos, o que evidenciaria a presença de armas de fogo dentro da unidade prisional. O vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (Sindspem), César Bombeiro, e um agente penitenciário que não quis se identificar, confirmaram a presença de armas dentro do CDP.