Farto material, como droga e até armas, foi retirado das celas na última revista

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) pediu a abertura de inquérito policial para investigar possíveis regalias de presos na unidade prisional da cidade de Balsas, a 400 km de Imperatriz. De acordo com o órgão, os presos estariam tendo direito a armas, drogas, aparelhos celulares e até a festa com encontros íntimos.

Na semana passada, cumprindo ordem judicial, uma equipe da Polícia Civil chegou a encontrar pedras de crack divididas em pequenas quantidades e até um pé de maconha que estava sendo cultivado dentro de uma das celas pelos detentos. Para o delegado regional Eduardo Galvão, esta situação só vem se repetindo por conta da falta de revistas dentro da unidade prisional.
“Foi tirada uma farta quantidade de droga e encontramos maconha dentro de pão, dentro de chuveiro, dentro de colchão. O que chamou mais atenção foi a presença de um pé de maconha plantado dentro de uma cela. Não está havendo as revistas necessárias. É uma situação que salta aos olhos. Se houver o mínimo de revista prudentemente, o servidor público ou terceirizado vai até o local e retira uma situação dessa e apresenta na delegacia”, ressalta.
A unidade prisional de Balsas atende a 14 municípios da região sul do estado e está superlotada. Atualmente, são quase 160 presos. Mais do que o dobro da capacidade permitida no espaço.