Sebastião Soares aguarda transferência para presídio federal

O delegado regional da Polícia Civil em Imperatriz, Francisco de Assis Andrade Ramos, informou nesta quinta-feira (4) a O PROGRESSO que Sebastião Soares da Silva, o “Velho” ou “Vô”, mentor do sequestro do menino Pedro Paulo Lemes Mellado, será transferido para um presídio federal.
O grande poder de persuasão de Sebastião Soares da Silva é o principal motivo de sua transferência da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), antiga Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ).
Segundo o delegado Assis Ramos, ele é uma pessoa de muita inteligência e tem um poder de convencimento muito grande, por isso se torna perigoso e o melhor é que seja transferido o mais rápido possível.
Assis Ramos informou que já comunicou o fato ao secretário de Segurança, Aluísio Mendes, que também está ajudando no processo de transferência, que depende principalmente do Ministério da Justiça.
O presídio para onde Sebastião Soares deverá ser transferido é o de Catanduvas, localizada no interior do estado do Paraná, onde estão encarcerados os mais perigosos bandidos do Brasil.
Sebastião Soares da Silva, de 61 anos, é acusado de ser o mentor do sequestro do menino Pedro Paulo Lemes Mellado, de 5 anos, ocorrido em 27 de junho do ano passado. Sebastião foi capturado por policiais do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), do núcleo de Imperatriz, e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Piauí (Greco), em uma chácara localizada no município de Francisco Macedo (PI), em janeiro desse ano.
Um dos criminosos mais procurados do Brasil, Sebastião tem oito mandados de prisão originários de vários estados – entre eles, Pará, Pernambuco e São Paulo –, por sequestro e homicídios.