Sebastião Soares da Silva, mentor do sequestro de Pedro Paulo, é um dos fugitivos

Quatro detentos fugiram, na noite desse domingo (17), do Presídio São Luís 1 (PSL-1), que integra o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Os internos teriam escapado pela tubulação da rede de esgoto da unidade prisional. Esta foi a primeira fuga de 2016.

A fuga teria ocorrido por volta das 19h30, depois que os apenados foram liberados dos pavilhões para realizarem uma faxina no pátio externo da unidade. As circunstâncias da fuga ainda são desconhecidas.
Os presos foram identificados como Sebastião Soares da Silva, vulgo ‘Vô’; Carlos Alberto Mesquita dos Santos, o ‘Sharon’; Joaquim Neto Alves Leal; e Carlos Jorge Ferreira.
Sebastião Soares da Silva, que atualmente está com 62 anos, cumpria pena de mais de 20 anos pelo envolvimento no sequestro e cárcere privado do menino Pedro Paulo Lemos, na ocasião com 5 anos, em Imperatriz, fato ocorrido no dia 26 de junho de 2012. Sebastião Soares foi o mentor do sequestro, que teve outras seis pessoas envolvidas, todas presas e condenadas e cumprindo pena em Pedrinhas.
Carlos Alberto Mesquita dos Santos, o ‘Sharon’, é de São Mateus (MA) e cumpre pena por assalto a banco. Ele é considerado extremamente perigoso.
A Secretaria de Estado Administração e Justiça Penitenciária (SEJAP) informou, por meio de nota, que Superintendência de Segurança Penitenciária e a Corregedoria da Sejap investigam as circunstâncias da fuga.
A nota diz ainda que as polícias Civil e Militar já foram acionadas para auxiliarem na recaptura dos fugitivos.
Redução nas fugas
Um balanço realizado pela Sejap aponta uma redução de 72,16% no número de fugas registradas no sistema penitenciário do Maranhão. Os dados comparam a quantidade de fugas ocorridas em 2015 e em 2014.
No ano passado, a Sejap disse ter registrado apenas 27 fugas do sistema penitenciário, 70 casos a menos se comparado ao ano anterior, quando foram registrados 97 casos.