Aluísio Mendes entrega chave de viatura ao comandante-geral da PM, Franklin Pacheco

São Luís - Vinte e cinco novas viaturas que vão reforçar o policiamento em toda a Região Metropolitana de São Luís foram entregues, nessa segunda-feira (9), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes. Acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar, Franklin Pacheco, e da delegada geral da Polícia Civil, Cristina Menezes, o secretário informou que até outubro deste ano mais 270 novas viaturas serão entregues para garantir segurança à população da capital e do interior do estado.
Com esses 25, já são 797 veículos entregues nos últimos três anos. “Nunca na história do Maranhão se entregou tantas viaturas ao Sistema de Segurança Pública quanto nos três últimos anos”, observou o secretário. “Estamos focando, principalmente, em maiores equipamentos, recursos tecnológicos e, fundamentalmente, na questão do implemento dos recursos humanos”, completou Aluísio Mendes, reafirmando que ainda este ano deve ser realizado concurso para as polícias Civil e Militar, com o objetivo de aumentar o efetivo do Estado.
Com os investimentos, que incluem ainda a reforma do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a aquisição de 4 mil novas pistolas, 4.600 coletes à prova de bala e 247 fuzis de última geração - estes últimos devem chegar até março deste ano -, o governo espera chegar ao final de 2012 com índices de criminalidade ainda menores do que os registrados em 2011. O Maranhão é, atualmente, o estado com os menores índices de criminalidade na região Nordeste.
A entrega das 25 viaturas, segundo o secretário, foi antecipada em razão do período de férias, que implica em um maior número de turistas na capital. “Os veículos estão entrando imediatamente em operação para coibir o aumento da violência neste período”, informou.
Recursos próprios - Do total das viaturas entregues, 10 serão destinadas para a Polícia Militar, 11 para a Polícia Civil e mais 4 para a Corregedoria do Sistema de Segurança. As viaturas são do modelo Ford Ecosport XL 1.6 e foram adquiridos com recursos próprios do Estado. Os veículos vêm sinalizados com a logomarca, suporte para armas, sirene e giroflex, entre outros equipamentos.
A delegada geral, Cristina Menezes, disse que a polícia depende muito de um transporte especializado para o serviço e que a aquisição das novas viaturas com certeza vai garantir um trabalho mais eficiente e com melhores resultados para a população. “Essas viaturas também vão fortalecer a Corregedoria para que haja um trabalho de controle de toda a atividade policial”, contou.
O comandante geral da Polícia Militar, Franklin Pacheco, informou que as novas viaturas vão incrementar o trabalho da frota do “Ronda da Comunidade”, na capital e no interior do estado. “O governo tem dado uma atenção especial à segurança do estado e desta forma estamos realizando um melhor atendimento à população”, destacou.
Participaram ainda do ato de entrega das viaturas o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antônio Roberto dos Santos; o comandante Metropolitano, coronel Jefferson Telles; o sub-delegado geral da Polícia Civil, Marcos Afonso Junior; e o diretor do Instituto de Criminalística (Icrim), Cássio Marques, entre outras autoridades.