A juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz, Janaína Carvalho, realizou nessa terça-feira (11) uma inspeção na Delegacia Regional de Imperatriz.
Foi mais uma inspeção de rotina que está sendo realizada pela Vara de Execuções Penais para que seja definida a situação de cada um dos 35 detentos que se encontram nas sete celas da Delegacia Regional de Imperatriz.
Segundo a magistrada, esse trabalho é feito com o objetivo de verificar se a unidade carcerária está atendendo ao que foi determinado pela Justiça, formulado na Ação Civil Pública proposta contra o Estado do Maranhão.
A magistrada determinou uma nova interdição na Delegacia Regional, reforçando a portaria emitida pela Vara das Execuções Penais de Imperatriz interditando o local.
Segundo a juíza, na conversa que teve com os detentos, eles se queixaram principalmente do pouco tempo de visitas dos familiares. As visitas são feitas às quartas-feiras, das 8 às 11h30. Os presos reclamaram que o tempo é curto, principalmente para os familiares que residem em outros municípios da região, que às vezes não chegam no horário estipulado.
A juíza Janaína Carvalho isentou o delegado regional Assis Ramos dos problemas existentes na delegacia. “O delegado Assis não tem culpa nenhuma”, disse a juíza.
O número de detentos na Delegacia Regional varia muito. Ontem tinha 35, hoje pode ter número maior, e há apenas dois monitores para vigiá-los. Nos últimos 15 dias, foram detectadas a tempo duas tentativas de fuga. Em um dos casos, os presos se amotinaram como protesto porque foi descoberta a trama, colocaram fogo em colhões, fizeram algazarra e só pararam com a intervenção da tropa de choque da Polícia Militar, que deu apoio aos agentes da Polícia Civil e penitenciários de plantão.
A Delegacia Regional está interditada para receber outros presos, a não ser que sejam feitas transferências para a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI) ou para a Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPRD). O novo presídio que está sendo erguido em Imperatriz, cujas obras estão sendo feitas a passos de jabuti, deverá finalmente ser entregue em setembro.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14726
Juíza determina nova interdição da Delegacia Regional
A Delegacia Regional, mesmo depois da transferência de mais de 100 presos para a UPRI e UPRD, continua superlotada
Comentários