Nessa segunda-feira (13), a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária deu início à XIII Semana do Encarcerado. Com o Tema “Saúde como garantia de direito da comunidade carcerária”, o evento propõe uma reflexão quanto à saúde dentro do sistema e evidencia a vontade das instituições parceiras na melhoria da qualidade de vida na carceragem maranhense.
A solenidade de abertura, ocorrida no Palácio Henrique de La Rocque, contou com as presenças do secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer; os secretários adjuntos de Administração Penitenciária e de Ressocialização, respectivamente, João Bispo Serejo e Frei Ribamar Cardoso; os juízes Jamil Aguiar, Sérgio Moraes Rêgo e Douglas Martins; o defensor geral do Maranhão, Aldir Melo; o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; o secretário municipal de Segurança, Luís Carlos Magalhães; o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Luís Manoel da Silva e demais envolvidos na realização da semana.
Em Imperatriz - Em Imperatriz, a Semana do Encarcerado vem tendo atividades desde essa terça-feira (14). Ontem, por volta de 14h30, houve uma reunião com a participação do Gestor da Sejap em Imperatriz, Valmir Alves; do representante do Ministério Público, Joaquim Júnior; do diretor da CCPJ, Francisco Firmino; juíza titular da Vara de Execuções Penais, Janaína Carvalho, representante da Defensoria Pública do estado, e a representante da Secretaria de Saúde para a região Tocatina, Teresa Simões.
Além do tema principal da Semana do Encarcerado (“Saúde como garantia de direito da comunidade carcerária”), foi discutida também a situação carcerária dos mais de 180 detentos da CCPJ. O promotor Joaquim Júnior disse que uma revisão quanto à situação carcerária dos presos da CCPJ se faz necessária, pois pode existir até a possibilidade de que já tem alguns com pena cumprida e ainda se encontra preso.
Outras atividades serão realizadas em Imperatriz e Davinópolis durante a Semana do Encarcerado, como palestras sobre droga, vacinação, cultos (católicos e evangélicos), atividades físicas e recreativas.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14479
Comentários