A Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPRD) foi inaugurada oficialmente na manhã de sexta-feira (15). Na ocasião, estavam presentes, além do secretário titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), Sérgio Tamer, e o deputado federal Francisco Escórcio, representando a governadora Roseana Sarney, autoridades como prefeitos, policiais civis e militares, juízes e defensores públicos. O estabelecimento penal tem capacidade para 106 detentos e dispõe de atendimento médico 24 horas aos internos.
No discurso, Sérgio Tamer falou que a inauguração do estabelecimento penal é apenas mais um passo na questão da diminuição da superlotação no sistema carcerário maranhense. De acordo com ele, até o final do ano serão abertas mais de mil vagas em todo o sistema prisional do Estado. “Essas 106 vagas que foram abertas aqui já fazem parte deste processo de diminuição deste problema que é mundial. Outras unidades serão inauguradas e até o final deste ano teremos mil vagas abertas no sistema”, afirmou Tamer.
Sobre a estrutura física do local, Sérgio Tamer não escondeu elogios. O secretário disse que o estabelecimento foi muito bem construído e está adequado para receber os presos que cumprirão as penas em um local apropriado e humanizado. “A unidade está muito bem construída e, sem dúvida, está preparada para receber os internos e dar início a um ótimo trabalho de ressocialização”, destacou.
O deputado federal Francisco Escórcio concordou com o que foi dito por Sérgio Tamer no que diz respeito ao trabalho de restauração da unidade prisional de Davinópolis. “Minha avaliação da estrutura física desta unidade foi altamente positiva”, declarou. Escórcio acrescentou que a edificação, restauração e ampliação da unidade carcerária de Davinópolis foi um sonho que se transformou em realidade. “Nós tínhamos a necessidade de acomodar essas pessoas, de dar uma situação de pena digna a esses homens privados de sua liberdade”, contou,
A unidade - A Unidade carcerária de Davinópolis, que antes da reforma tinha capacidade para apenas 40 presos, hoje tem a capacidade de acomodar 106 internos. Com uma quantidade de 12 celas – sendo duas para encontro íntimo – o estabelecimento penal tem ao todo 10 compartimentos. “Aqui é uma unidade muito bem organizada administrativamente falando e estruturalmente também. Temos área onde funcionará o setor jurídico, o de saúde e outros que a Lei de Execução Penal (LEP) exige que tenha em uma unidade prisional”, comentou a diretora da unidade, Cleonice de Sousa Ferreira.
Refeitório, sala de revista, alojamento dos agentes penitenciários, salas onde funcionam o setor administrativo e os outros dois já citados por Cleonice são alguns dos dez compartimentos que fazem parte da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis.
Setor de Saúde - Dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um médico clínico geral e um dentista. Esses são os profissionais que compõem a equipe de saúde da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPR de Davinópolis). A equipe, que está disponível 24h por dia, atenderá aos 106 detentos do referido estabelecimento carcerário. Para garantir este atendimento, foi assinado um convênio entre a SEJAP e a prefeitura de Imperatriz. “Esse convênio possibilita que profissionais da área da saúde prestem serviço na unidade recém-inaugurada”, explicou a secretária municipal de Saúde, Keli Cristina Machado.
Além disso, para dar ênfase a este trabalho na área de saúde, os detentos terão atendimento odontológico em um consultório da unidade móvel de saúde, que é fruto da parceria público privado.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14429
Comentários