Cel. Antonio Roberto da Silva, secretário adjunto, diz que a meta é formar 200 novos promotores

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por intermédio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), inicia, a partir desta segunda-feira (18), a primeira edição do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC) de 2012.
As aulas vão acontecer nas dependências do Colégio Militar Tiradentes, Unidade II, na cidade de Imperatriz, no período compreendido entre os dias 18 a 22 de junho. A capacitação faz parte de uma política de prevenção à criminalidade promovida pela SSP, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos tem por objetivo a capacitação de profissionais do Sistema de Segurança Pública. Policiais militares, civis, bombeiros militares, guardas municipais e membros da sociedade civil organizada podem participar.
De acordo com o secretário-adjunto da Sadai, coronel Antonio Roberto da Silva, a meta é formar em 2012, 200 novos promotores de Polícia Comunitária e outros 40 novos multiplicadores. “Nosso intuito maior é reforçar a construção de uma cultura participativa fundada nos princípios da constituição cidadã, levando em conta que a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos”, disse.
O Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária possui carga horária de 40 horas/aula. É composto de seis disciplinas: Mediação e Demais Meios de Resolução Pacífica de Conflitos e a Polícia Comunitária, ministrado pelo delegado de Polícia Civil, Rodson Almeida; Direitos Humanos, delegada Virginia Beserra; Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, tenente-coronel da PM Marco Antonio Silva; Polícia Comunitária e Sociedade, tenente-coronel da PM Edeilson Carvalho; Relações Interpessoais, 1º sargento PM José Jorge Ferreira; e Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários, pelo capitão PM Raimundo Serra Júnior.
Segundo a Coordenação Estadual de Polícia Comunitária, além de Imperatriz, serão oferecidas ainda turmas em outras cidades do Maranhão como nos municípios de Balsas, no período de 25 a 29 de junho; em Timon, de 6 a 10 de agosto; em São Luís, de 27 a 31 de agosto; e em Pinheiro, de 10 a 14 de setembro.