Açailândia – No povoado Trecho Seco, no município de Açailândia, distante 50 km de Imperatriz, a Polícia Militar conseguiu prender um homem que ameaçava matar a esposa usando uma foice e uma faca. Na operação, foi utilizada uma arma de choque para imobilizar o agressor.
Vizinhos do casal resolveram chamar a polícia. Dentro da casa simples no povoado Trecho Seco, a mulher viveu momentos de desespero. O casal vive junto há 38 anos.
Por mais de três horas a Polícia Militar tentou negociar com o idoso a libertação da mulher. Sem um acordo, os policiais decidiram usar uma arma de choque. A equipe do Samu foi chamada para o local.
Um policial subiu no telhado para ter uma visão melhor do casal dentro da casa e chamar a atenção do idoso, enquanto, no chão, o tiro era disparado.
“A gente utilizou o melhor método para preservar o idoso, com a carga de choque limitada, porque ele é de idade. Posicionei-me no telhado para poder descer após o disparo para imobilizá-lo”, explicou o soldado Cristiano, da Força Tática.
A operação foi rápida e dentro do esperado. Os dados que imobilizaram o idoso foram disparados nas costas. A mulher, de 65 anos, recebeu atendimento do Samu e, apesar de muito nervosa, estava preocupada com o marido.
Para a polícia, o idoso, que toma remédio controlado, teve um surto psicótico. “Ele sofre alguns surtos psicóticos. No momento de loucura, ele acabou por colocar sua esposa de vítima, mas o fato é que a vida dela estava em risco e nós conseguimos solucionar de maneira satisfatória”, disse o capitão da polícia, Franz.
O uso da arma de choque em operações é recente dentro da 5ª Companhia de Polícia Militar de Açailândia. Desde o ano passado, um grupo de policiais vem recebendo treinamento para manusear as quatro pistolas conhecidas como teaser.
A arma é utilizada quando o suspeito apresenta algum nível de resistência. O aparelho emite um choque durante cinco segundos, o que incapacita a pessoa de fazer qualquer movimento.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14693
Comentários