A ação criminosa foi praticada por pelo menos dez homens portando armas de grosso calibre e longas, que assaltaram um ônibus interestadual que fazia a linha Teresina a Imperatriz.
O assalto aconteceu por volta 23h dessa sexta-feira (8), na BR-226, entre Barra do Corda e Grajaú, na área da reserva indígena Canabrava, que tem uma extensão de 20 km. Passados alguns minutos da ação dos criminosos, uma passageira idosa teve um infarto e morreu no interior do veículo.
De acordo com um Boletim de Ocorrência (BO) registrado na delegacia o 1º Distrito, em Grajaú, o ônibus tinha saído da cidade de Barra do Corda quando foi invadido por um grupo de aproximadamente dez homens encapuzados portando espingardas e facões. A suspeita é de que esse bando seja formado por índios com o comando de brancos.
O bando anunciou assalto e recolheu pertences pessoais e dinheiro das vítimas. Aproximadamente vinte minutos depois da ação criminosa, a passageira Maria de Jesus Moreira Américo, de 70 anos, sofreu um infarto e morreu.
O veículo da empresa Guanabara estava trafegando com 29 passageiros a bordo. Todos eles tiveram seus pertences levados pela quadrilha.
Após a fuga do bando, o motorista levou o ônibus até a rodoviária, de onde uma patrulha fez a escolta até a Delegacia do 1º DP da cidade de Grajaú.
Após os procedimentos legais, o ônibus reiniciou a viagem com destino a Imperatriz.
O corpo de Maria de Jesus Moreira Américo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Os familiares dela residem em Imperatriz.
Comentários