Oitenta e um guardas municipais devidamente treinados ja estão nas ruas de Imperatriz e tomaram posse na sexta-feira, 20, para colaborar com as medidas de prevenção à pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. A princípio, 84 guardas tinham sido nomeados, mas três, por terem sido aprovados em outros concursos, desistiram da GMI.
A Guarda Municipal já está em plena atividade e atuando nas ações de fiscalização às normas para prevenção e contingenciamento do Covid-19. Além disso, também estão distribuídos nos postos de saúde, locais de maior incidência e fluxo da população, além de pontos estratégicos da cidade. “Todo o contingente da Guarda Municipal de Imperatriz já está nas ruas, com um trabalho que está apenas começando, mas já sendo destacado pela população”, disse o comandante José Ribeiro.
A Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, começou a sair do papel em dezembro de 2018, quando foi realizado concurso. Em seguida, já em 2019, foram cumpridas etapas de treinamento teóricas e práticas, finalizando em 13 de março de 2020. A última etapa de treinamento foi a de tiro, ocasião que os 81 guardas testaram suas pontarias e contaram com a participação do prefeito Assis Ramos.
De acordo com o comandante da Guarda, além das fases de preparação dos guardas, foram cumpridas todas as exigências legais do certame. “Conseguimos cumprir todas as fases e agora estamos vendo todos os guardas municipais devidamente preparados para a missão que lhes foi confiada, dentro dos padrões para o qual foram formados. O prefeito Assis Ramos deu todo suporte para que tudo acontecesse da melhor forma e resolveu por antecipar a nomeação”, destacou.
Por enquanto, os guardas municipais estão usando apenas armas não letais, pois ainda aguardam a emissão do porte de arma de fogo, que já foi solicitado por meio da Polícia Federal. A Guarda Municipal de Imperatriz já é referência para outras cidades da região. “Pessoas ligadas às prefeituras de Araguaína, Grajaú, Parauapebas, entre outros municípios já vieram a Imperatriz. Já somos referência, porque buscaram em nós informações para efetivarem suas guardas”, enfatizou José Ribeiro.
Comentários