Funcionários dos Correios em ato público realizado ontem pedindo melhores condições de trabalho

Nos últimos meses aumentaram muito os assaltos a agências dos Correios não só em Imperatriz, mas em todo o estado do Maranhão.

Os bandidos estão praticando assaltos a agências adotando o sistema conhecido por ‘sapatinho’, que consiste em tomar a família de um funcionário graduado da repartição e ele próprio como reféns e no dia seguinte, ou até mesmo no mesmo dia, e ir na agência buscar o dinheiro.
Em um dos assaltos à agência dos Correios, localizada na Avenida Bernardo Sayão, foi usado esse método e o tesoureiro e família foram tomados como reféns na hora em que ele chegava para o almoço. Nesse caso, o assalto foi feito no mesmo dia.
O ato público dos servidores dos Correios de Imperatriz foi realizado na manhã dessa terça-feira (12), em frente à agência regional da instituição, localizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, próximo à Praça de Fátima, Centro.
Outros atos estão programados para os municípios de Pinheiro e Bacabal, ainda neste semestre.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Correio e Telégrafo (Sintect), Maximiliano Max, explicou que um dos itens principais da pauta é a colocação de portas giratórias em agências dos Correios e Bancos Postais na Região Tocantina. Ainda completa a pauta a execução de um projeto piloto para a contratação de um ajudante para os motoristas que fazem entregas de encomendas, entre outras garantias.
Segundo o dirigente sindical Mariano Dias Pereira, as medidas ajudariam a proteger os servidores que estão expostos a assaltos constantes em agências e Bancos Postais no Estado.
Maximiliano Max disse que as propostas foram colocadas à direção dos Correios no Estado e nunca atendidas. Ele acrescentou que existe até uma recomendação do Ministério Público sobre a colocação de portas giratórias, que só foi cumprida em agências da instituição da Região Metropolitana de São Luís.
Em Matinha - O último assalto a uma agência dos Correios no Maranhão aconteceu na cidade de Matinha, na Baixada Maranhense, fato ocorrido na segunda-feira (11).
De acordo com o delegado Jalves Carvalho, as informações coletadas dão conta de que três homens armados teriam se deslocado em duas motocicletas até a agência, onde teriam anunciado assalto. Um dos homens teria aguardado na frente da agência enquanto os outros dois se dirigiram até o cofre central da empresa. A ação, de acordo com o delegado, teria durado 50 minutos.
Após o assalto, o trio fugiu levando o dinheiro do local. Durante a fuga, os suspeitos teriam provocado um acidente com uma motocicleta nas proximidades do povoado Preguiça, onde teriam abandonado o veículo e roubado outra motocicleta.
A polícia informou que já foram abertas as investigações e que equipes policiais realizam buscas pela região.