As principais causas de acidentes na segunda maior cidade do Maranhão, segundo a Polícia Militar, são a falta de atenção dos condutores de veículos, manobras ilegais de motoqueiros e dos próprios carros, entre outros.
Atitudes corriqueiras ao volante, como o manuseio do celular e o ajuste do rádio, são as principais causas de acidentes no trânsito.
A falta de atenção dos motoristas é a causa de muitos acidentes no trânsito. E são vários os fatores que levam para esse resultado, como o uso de celular enquanto dirige e a não observância dos sinais de trânsito luminosos (semáforos), principalmente em se tratando de motoqueiros.
Com isso, fica evidente a necessidade da conscientização das pessoas acerca desses riscos. Afinal, quando acidentes são gerados por falhas humanas é possível prevenir e evitar que eles aconteçam. Nestes casos, agir corretamente e de forma prudente passa a ser uma escolha.
A falta de sinalização ou problemas mecânicos, apesar de preocupantes, são questões pouco representativas quando o assunto são os fatores que mais geram acidentes no trânsito.
A grande maioria – mais de 90% deles – é gerada por falhas humanas. Ou seja, provocadas pela negligência, imperícia e imprudência dos condutores.
O ato de dirigir envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, portanto, segundos de desatenção já podem causar estragos tremendos.
E em Imperatriz aconteceu mais um acidente, felizmente apenas com danos materiais, que embora de grande monta, não teve vítimas fatais. O sinistro foi neste domingo, durante a madrugada, na confluência das ruas Simplício Moreira e Aquiles Lisboa, no Centro. Na ocasião, houve a colisão entre duas caminhonetes que ficaram danificadas com quebra de eixo e desmantelamento da parte dianteira dos dois veículos.
De janeiro até agora, conforme levantamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já foram registrados em Imperatriz mais de 2 mil acidentes.
Comentários