Dois pistoleiros assassinaram o ex-prefeito de São José dos Basílios, Francisco Ferreira Sousa, o Chico Riograndense. Informações dão conta que o ex-prefeito foi vítima de uma emboscada no povoado Poção, interior de São José dos Basílios, cidade onde foi prefeito por dois mandatos.
A princípio, informou-se que ele havia recebido quarenta tiros, mas consta que o ex-prefeito foi alvejado com 5 tiros, quando ia para a sua fazenda, localizada na cidade de Dom Pedro.
Chico Riograndense estava acompanhado por um funcionário, Lourival da Silva Pereira, em um Fiat Strada de cor branca. No meio do caminho, eles foram abordados por dois homens em uma moto de cor prata. Um dos homens alvejou o ex-prefeito com 4 tiros na cabeça e um no ombro. O funcionário não sofreu nada e prestou depoimento na delegacia de São José dos Basílios. A polícia investiga o motivo do assassinato.
De acordo com informações da I Companhia Independente da Polícia Militar de Presidente Dutra, os criminosos se embrenharam nas matas do município. Todo o contingente da Polícia Militar da região comandado pelo Capitão Machado está fazendo barreiras nas principais saídas de São José dos Basílios na tentativa de prender os dois pistoleiros. O secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes, está enviando mais reforço e um delegado especial.
Prefeito - Natural de Pedreiras, Francisco Ferreira Sousa, mais conhecido como Chico Riograndense, era casado, tinha 69 anos e comerciante em Dom Pedro, onde morava há vários anos. Em 1999 resolveu entrar para a política, se elegendo pelo PPB (hoje PP) o segundo prefeito de São José dos Basílios, reelegendo-se em 2004 pelo PFL. O atual prefeito, Joãozinho das Crianças, foi o candidato de Riograndense em 2008, eleito com larga maioria.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14298
Comentários