Dois presos na Operação Hashtag da Polícia Federal, nesta quinta-feira, 21, por suspeita de planejar atos terroristas, já cumpriram pena no Tocantins por homicídio, roubo e associação criminosa. Um deles é o sul-matogrossense Leonid El Kadri e o outro se chama Valdir Pereira da Rocha.
A Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) informou que os dois suspeitos eram comparsas nos crimes e estiveram privados de liberdade em unidades penitenciárias do Tocantins por homicídio qualificado (artigo 121, parágrafo 2º, inciso V), roubo (artigo 157, parágrafo 2º, inciso II) e por associação criminosa (artigo 288).
Conforme a pasta, Leonid El Kadre de Melo teve uma pena de 13 anos de reclusão pelo artigo 121, cinco anos e oito meses de reclusão pelo artigo 157 e um ano de reclusão por associação criminosa em regime fechado. Já o Valdir Pereira da Rocha teve uma pena de 14 anos de reclusão pelo artigo 121, seis anos e oito meses de reclusão pelo artigo 157 e um ano de reclusão por associação criminosa em regime fechado.
Em 2003 eles ingressaram na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas), mas foram transferidos para o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (Cariri), em 2005. No início de 2006 eles passaram a cumprir a pena na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) em Araguaína. Entretanto, ambos foram beneficiados com saída temporária no período de 18 de março de 2008 a 25 de março de 2008 e não retornaram na data determinada pela Justiça.
Quando os presos não retornam para o sistema, segundo a Seciju, é feita uma comunicação ao Judiciário e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), sendo esses os responsáveis por localizar os fugitivos. Entretanto, El Kadri e Valdir Pereira se apresentaram à delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).
A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) informou que os processos dos dois suspeitos foram encaminhados para a Justiça de Vila Bela da Santíssima Trindade em outubro de 2008 para que os réus continuassem a cumprir pena na cidade.
Comentários