A justiça, por meio do Juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, Rommel Cruz Viegas, achou por bem, devido a pandemia de coronavírus, adiar para o mês de junho, a saída temporária a que os presos teraim direito por conta do Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo.
Cerca de 730 presos, iriam sair ontem com determinação de retorno no dia 12 de maio, terça-feira da próxima semana.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do Estado também queria o adiantamento da saída temporária de Dia dos Pais e do Dia das Crianças, mas o pedido foi negado pelo juiz.
Dos 730 presos que estão aptos a receber o benefício, 437 estão custodiados em unidades prisionais e 293 se encontram em prisão domiciliar. Os demais pedidos de benefícios, como progressão/antecipação de regime prisional, livramento condicional e prisão domiciliar, serão analisados individualmente em processos específicos.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), reconheceu entretanto, que não tinha possibilidade de atender as recomendações, quanto do retorno dos detentos às prisões, na próxima terça-feira, nos aspectos materiais e físicos, bem como as medidas e barreiras sanitárias para a contenção do novo coronavírus, principalmente quanto as testagens. O receio é de que os detentos poderiam levar o virus para as prisões quando retornassem. Por isso a precaução.
Em Imperatriz, a Justiça não informou qual o número de detentos que teriam direito a saída temporária do Dia das Mães, que também foi adiado para o mesmo periodo.
Comentários