Detentos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) estão realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas foram iniciadas nessa terça-feira (4) e terminam nesta quarta-feira (5).
Esse exame está sendo realizado em função de um convênio feito entre o Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado e Secretaria de Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP), no chamado PPL - Pessoas Privadas de Liberdade, que tenham concluído o segundo grau (ensino médio) e estejam em busca do acesso à faculdade pública.
A CCPJ, através da SEJAP, que tem a gestão de Walmir Alves em Imperatriz, firmou adesão junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O Enem aos detentos da CCPJ tem a coordenação de aplicação do CESPE/UNB, coordenadores do presídio e os aplicadores.
Quanto à preparação dos internos da CCPJ que estão fazendo o Enem, tem de se destacar o trabalho voluntário feito pelos professores Marco Aurélio e professor Orleans, ambos do Cursinho Teorema, que muito contribuíram para que tudo isso que está acontecendo tenha o êxito desejado.
Foram citadas as aulas da Escola João Sobreiro de Lima, que funciona dentro das unidades prisionais como auxílio fundamental de preparação dos internos para o exame. No último Enem, sete internos foram aprovados e conseguiram uma vaga no ensino superior.
No total, 70 detentos do sistema prisional do Estado fazem a prova, entre homens e mulheres.
Hoje as provas serão aplicadas das 12h às 17h30, segundo horário local. O conteúdo do exame continua o mesmo, isto é, quatro provas objetivas, contendo 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação.
Os internos já participam do Enem desde 2010. No ano passado, tivemos apenas 36 inscrições e este ano 70, quase o dobro.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14571
Detentos da CCPJ realizam o Exame Nacional do Ensino Médio
São 26 detentos inscritos, sendo 14 no regime semiaberto e 12 no fechado
Comentários