Um tumulto foi registrado na manhã dessa quinta-feira (4) na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, e quatro pessoas ficaram feridas. O detento Thiago Costa do Santos, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Clementino Moura (Socorrão 2). Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o preso foi baleado na cabeça.
Outros detentos se envolveram no tumulto e ficaram feridos. Marcelo Brício Ferreira, Carlos Henrique Santos da Silva e Wagner dos Santos Lima também foram atendidos no Socorrão 2, mas passam bem e já retornaram à unidade prisional, segundo a Sejap.
O monitor Isaac Willian Reis, contratado por uma empresa terceirizada que trabalha no local, também foi baleado, posteriormente submetido a um procedimento cirúrgico e permanece internado no hospital Socorrão 2. De acordo com informações passadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o monitor foi baleado por um preso, mas não teve sua identidade revelada.
Números
No dia 28 de agosto, um detento foi assassinado no Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Com o registro, subiu para 15 o número de presos mortos no Maranhão em 2014. Segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ano passado foram registradas 60 mortes de detentos em unidades prisionais maranhenses.
Em nota, a Sejap corrigiu o número de feridos no tumulto para quatro e não três, como informado anteriormente.
Leia a íntegra da nota:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que o interno Thiago Costa dos Santos, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta tarde. Ele foi um dos detentos feridos durante princípio de tumulto, na manhã desta quinta-feira (4), na Penitenciária de Pedrinhas.
Os demais detentos – Marcelo Brício Ferreira, Carlos Henrique Santos da Silva e Wagner dos Santos Lima – passam bem e já retornaram à unidade prisional. O monitor Isaac Willian Reis, também ferido, foi submetido a um procedimento cirúrgico e seu quadro é estável no momento.
A Sejap esclarece que ao todo foram quatro detentos, e não três como informado inicialmente, feridos nesta manhã. Todos foram prontamente socorridos e levados para hospitais de São Luís.
A situação na Penitenciária de Pedrinhas já está controlada. Agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão, do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP), além de agentes penitenciários e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) realizam revista no local.
Comentários