Nos últimos anos, em função do aumento considerável do fluxo de veículos, em Imperatriz vem sendo registrado um grande índice de acidentes de trânsito.
O principal motivo, segundo levantamentos feitos pelo Serviço de Assistência Médica e Urgância (SAMU), é a falta de atenção, imprudência e mal sinalização das vias.
Um dos pontos que vem batendo recordes de acidentes na segunda maior cidade do Maranhão é o cruzamento das ruas Coriolano Milhomem e João Lisboa, no centro.
Há cerca de dois anos, a Rua Coriolano Milhomem, que liga o Bacuri a Nova Imperatriz, uma das mais longas de Imperatriz, passou a ser mão única. O sentido da mão é Bacuri/Nova Imperatriz. Mas em função de que os ônibus coletivos obrigatoriamente têm de passar pelo Terminal da Integração, localizado na Praça Tiradentes, houve a necessidade que fosse feito um corredor para esses coletivos e justamente por esse motivo e a falta de atenção dos condutores de veículos que vêm da rua João Lisboa, sentido Entroncamento, como também a falta de uma sinalização mais eficaz, é que aquele local está batendo recordes de acidentes.
Isso porque os condutores de veículos que vêm circulando pela João Lisboa, menos avisados, quando chegam no cruzamento com a Coriolano Milhomem, só observam os veículos que vêm circulando nesta rua, não olham se porventura esteja vindo ônibus no corredor. Por esse motivo é que estão ocorrendo os acidentes. De segunda-feira até ontem, foram registrados sete acidentes naquele cruzamento, envolvendo automóveis e ônibus.
Em todos os casos os condutores que trafegavam pela Rua João Lisboa avançaram e colidiram com os coletivos que trafegavam pelo corredor de ônibus. Em todos os automóveis os danos foram grandes. No acidente que aconteceu na noite da última sexta-feira, o veículo Siena, novo, ficou com a frente totalmente destruída, chegando até a arrancar o capô. Esse veículo se chocou com a traseira de um ônibus da Aparecida, que fazia a linha Centro/Ciei.
O PROGRESSO registrou um desses acidentes em que um automóvel da Chevrolet modelo Captiva, que vinha da Rua João Lisboa, se chocou contra um coletivo da Viação Branca do Leste (VBL), que circulava pelo corredor de ônibus. O automóvel se desmanchou todo na frente. O ônibus sofreu danos na lateral esquerda. Felizmente, em todos os sete acidentes registrados no local, apenas danos materiais. A Setran tem de fazer alguma coisa, antes que vidas sejam ceifadas.
Alguma coisa tem de ser feita, até a possibilidade de reverter a mão única, ficando a preferencial ao contrário, ou seja, Nova Imperatriz, sentido Bacuri, para que possa acabar com o corredor de ônibus que conforme levantamentos, vem prejudicando o trânsito. Principalmente porque condutores de ônibus estão usando esse corredor para estacionamento. Inclusive, todas as placas de estacionamento proibido que foram colocadas em frente ao Terminal da Integração, foram retiradas, para que provavelmente os ônibus fiquem estacionados sem correr o risco de serem multados.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14655
Cruzamento das ruas Coriolano Milhomem e João Lisboa bate recorde de acidentes
O local é mal sinalizado e ainda por cima tem o corredor de ônibus que não é respeitado
Comentários