Criminosos explodiram uma agência do Banco do Brasil em Amarante do Maranhão e promoveram um tiroteio durante o assalto na principal avenida da cidade, localizada no oeste do Estado, a 115 km de Imperatriz, na madrugada dessa terça-feira (17). A ação teve início por volta de 0h30 e assustou moradores da região. Com a explosão, o interior da agência ficou destruído, como acontece em casos dessa natureza.

Segundo informações, o bando, que teria chegado na cidade de Amarante em duas caminhonetes, era composto por pelo menos 10 bandidos. A quantia levada por eles não foi informada pela administração do banco. Por meio das redes sociais, moradores chegaram a relatar que haviam reféns na ação criminosa, informação que foi negada pela polícia no início da manhã.
Equipes da Polícia Militar de Amarante solicitaram o reforço do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Imperatriz. Uma equipe da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) foi enviada ainda na madrugada e está auxiliando na identificação e busca aos suspeitos.
Assaltos e arrombamentos - No início de junho, a mesma agência já havia sido alvo de uma ação similar. Com mais esse caso, segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), já são 49 casos de arrombamentos a bancos no Maranhão em 2015. Em 2014, segundo o sindicato, foram 45 casos.
O total de ocorrências, incluindo assaltos, arrombamentos e saidinhas bancárias – 80 casos em 2015 – também supera o registrado em 2014. Na tentativa de reverter a situação, o Seeb-MA se reuniu com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Cabo Campos, e com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela.
No último dia 9, o sindicato cobrou do governo do Estado ações efetivas para combater a ação dos criminosos e ratificou a necessidade da aprovação do Projeto de Lei da Segurança Bancária, que prevê instalação de itens de segurança nas agências de todo o Maranhão. Cápsulas ficaram espalhadas em Amarante após tiroteio.