A madrugada dessa segunda-feira (12) em Paraibano foi de terror. Bandidos detonaram explosivos e efetuaram disparos durante duas horas. Toda a ação foi ouvida pelos moradores que ficaram acuados em casa sem entender o que se passava. Os explosivos foram detonados em diversos pontos da cidade estrategicamente planejados pelos bandidos. O terminal de caixas e a sala de atendimento da gerência do banco, que eram separados por vidros grossos, vieram abaixo com as explosões.

No início da manhã, populares informaram que os bandidos primeiro ficaram em frente ao Comando da Polícia no início da cidade, depois pegaram pessoas que se encontrava nas ruas, fecharam os acessos ao local onde ficam as agências bancárias e dos Correios, fizeram de refém também o segurança do Banco do Brasil e acuaram guardas noturnos de uma empresa de segurança que faziam a ronda.
Informações do comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar em São João dos Patos, major Emerson Bezerra, relata que foram sete homens fortemente armados que realizaram a ação criminosa.
A ação começou por volta de 2h e terminou por volta de 3h30.
Os elementos explodiram todo o terminal do Banco do Brasil e tentaram explodir a porta de acesso à agência dos Correios, mas a porta é de chapa de aço e só houve ruptura da fechadura. A agência do Bradesco, que fica ao lado, não foi atacada pelos bandidos.
Os assaltantes também espalharam pregos na BR-230 no povoado Caminho Velho, próximo a São João dos Patos, onde fica o 6º Comando da Polícia Militar, com o objetivo de furar pneus das viaturas policiais.
Em Paraibano, após o terror, os bandidos seguiram para o bairro Marajá, onde libertaram os reféns e se evadiram. O bairro tem várias saídas para diversos municípios.
A Polícia afirma que os bandidos conseguiram fugir em direção à cidade de Passagem Franca. Houve troca de tiros entre bandidos e policiais, mas não se tem notícia de prisões ou feridos.
Os elementos estavam em dois veículos, sendo um carro de passeio ainda não identificado e uma Hilux. No caminho, eles abandonaram os dois veículos e tomaram de assalto um carro modelo D-20 de cor vermelha e fugiram pela BR-135 em direção a Caxias. O major Emerson Bezerra afirmou que as buscas aos suspeitos vão continuar. Os bandidos não conseguiram levar nenhuma quantia do Banco do Brasil, pois a agência ainda não havia sido abastecida. Porém levaram uma quantia dos Correios, cujo valor não foi divulgado.