O Conselho da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), de Imperatriz, fará uma reunião nesta sexta-feira (31), às 9h, no Clube da Sucam, localizado na Rua Dom Pedro I, no Parque do Buriti, próximo à Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI). A reunião acontecerá com as famílias dos detentos e voluntários, cuja pauta é a discussão das ações concernentes a esse projeto, importante para a ressocialização de detentos.
Para o presidente da APAC em Imperatriz, padre Elisvaldo Cardoso Silva, o projeto existe na cidade desde 2006 e tem como finalidade ser uma associação de referência para os detentos. “Precisamos do apoio das autoridades, empresários, estudantes e voluntários de diferentes áreas. O objetivo do encontro é unir forças para combater o uso de drogas e formar equipes de voluntários para atuar no projeto. Ao todo, temos mais de vinte pessoas envolvidas e a meta é promover a humanização das prisões sem perder de vista a finalidade punitiva da pena”, afirma.
O que é Apac - A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica, própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.
Amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, a Apac possui seu Estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal.
A Apac opera como entidade auxiliar dos poderes Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto, de forma a evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para a recuperação do condenado.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14918
Comentários