O tema, muito relevante, foi abordado em um programa de rádio local, com o comandante do 3° BPM, tenente-coronel Ilmar Lima Gomes, respondendo às perguntas do radialista Mano Santana.
O tenente-coronel Ilmar Lima disse que a perturbação do sossego público é a ocorrência de maior incidência em Imperatriz, com o sons automotivos, como também os caseiros, em que as pessoas abusam da altura. Os problemas de quebra sossego público, através do som alto, são registrados nos finais de semana, em que os viciados em som não respeitam o sossego alheio.
Normalmente, a Polícia Militar é acionada através da emergência 190, vai até ao local, inicialmente pede para a pessoa baixar o volume, mas quando a viatura vira a esquina, a barulheira começa de novo.
Mas Ilmar Lima disse que dificilmente uma denúncia dessa é levada adiante. Inicialmente porque o denunciante, com medo de aparecer, se recusa a ir formalizar a denúncia na delegacia.
A perturbação do sossego público é um crime de pouco potencial. Por isso, é lavrado apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), quando o perturbador é detido e levado para a Delegacia. Se houve detenção e apreensão do som, com o TCO, a pessoa é liberada, como também o som é restituído.
“Esse é um procedimento bem razoável que não vai surtir efeito. Em muitas das vezes esse problema esbarra na questão do denunciante não querer ser identificado e ir para a delegacia junto com a pessoa que está perturbando o sossego público”, disse Ilmar.
O Comandante Ilmar ressaltou que está trabalhando também no combate implacável ao tráfico de drogas em Imperatriz, que é muito elevado. “Estamos também desenvolvendo um trabalho para combater o tráfico de drogas em Imperatriz, que é sem dúvida a principal causa dos assassinatos na cidade”, disse Ilmar Lima.
Outro fator é quanto ao roubo de motos. O tenente-coronel Ilmar disse que tem feito, em parceria com o 14° BPM, um trabalho de abordagens para coibir os assaltos, tendo como alvo motocicletas. “Estamos realizando esse trabalho em parceria e tem surtido efeito, porque nos últimos dias foram recuperadas várias motocicletas produtos de roubos ou furtos na cidade, como também vários ladrões foram presos”, disse.
Nos últimos dias tem diminuído muito o roubo ou furto de motos em Imperatriz. Vale lembrar, que a maioria dos roubos e furtos de motos vem sendo feita por menores de idade.
Foi criada recentemente a Patrulha Metropolitana, mais uma força especial do 3° BPM, que vem realizando um grande trabalho no combate a roubos de motos e de comércios em Imperatriz.
Comentários