Tenente-coronel Edeilson Carvalho, comandante do 14º BPM

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar em Imperatriz (14º BPM), tenente-coronel Edeilson Carvalho, sofreu uma tentativa de assalto na madrugada desse domingo (21), quando seguia de Açailândia para Imperatriz.

De acordo com o comandante, ele vinha em uma caminhonete locada pelo comandante da PM de Açailândia, major Eurico. Os dois vinham de um congresso de segurança pública realizado em São Luís.
O Coronel Edeilson informou a O PROGRESSO que, por ter perdido o voo em virtude de problemas mecânicos na aeronave, veio de carona com o major Eurico, comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar de Açailândia. Daquela cidade para Imperatriz, ele trouxe a Hilux que o comandante Eurico tinha locado, para devolver no dia seguinte. Segundo o comandante, os bandidos tentaram abordá-lo na BR-010, na entrada do “Povoado 30”, logo depois da ‘Ladeira Vermelha’, onde existia uma barreira policial criada justamente quando o então Major Edeilson era comandante da 5ª Cia.
Três homens armados tentaram abordá-lo, mas ele conseguiu fugir, dando o que no jargão policial é conhecido por contra emboscada, que consiste em jogar a traseira do veículo contra os agressores. Os assaltantes ainda efetuaram alguns disparos, mas apenas um acertou o carro do comandante, que conseguiu se livrar do assalto. Com ele, estava um pastor.
“Naquele local deveria estar funcionando uma barreira da PM de Açailândia, mas não estava. Naquele trecho já tomaram várias caminhonetes”, disse o comandante.
O Coronel Edeilson disse que não reagiu, porque o pastor estava viajando do seu lado. “Não tive como reagir, devido à presença do pastor”, disse.
Segundo o Coronel, dois elementos fizeram a abordagem e um ficou na retaguarda dando cobertura.
No local existem dois quebra-molas, que obrigam os condutores de veículos a diminuírem a velocidade, do que aproveitam-se os bandidos quando a barreira não está funcionando, como ocorreu nesse caso.