Cúpula da Segurança Pública do Maranhão em coletiva no último sábado

Até o encerramento dessa edição de O PROGRESSO, nessa segunda-feira, 158 assassinatos já tinham sido registrados em Imperatriz este ano. Incluindo os dezesseis registrados neste mês de novembro.

Levando-se em consideração que no mesmo período do ano passado foram registrados 108 homicídios, houve um aumento de 46,3% nesse tipo de crime na segunda maior cidade do Maranhão.
As estatísticas chegaram a esse patamar depois do rastro de sangue que aconteceu na noite da última sexta-feira (18) e madrugada de sábado (19), ocasião em que sete pessoas foram executadas a tiros e quatro baleadas. O número chegou a oito com a morte de um dos quatro que foram baleados na sexta-feira, fato que aconteceu nesse domingo.
Os oito mortos foram Tiago Sousa Xavier, 19 anos, assassinado na Rua Antonio de Moraes, Caema; Antonio Luís Carvalho, 40 anos, conhecido por ‘Porcão’, morto na Rua Monte Castelo, Mercadinho, Centro; Jean de Aguar, 31 anos, que foi assassinado na Rua São Luís, Parque Alvorada I; David Henrique Siqueira Madeira, 17 anos, assassinado a tiros na Rua Bom Jesus, bairro Leandra; Valdeir Santos Cabral, 36 anos, morto na Rua Manaus, bairro Nova Imperatriz; Josivaldo da Conceição Araújo, 18 anos, assassinado na Rua 16 com Rua Tiradentes, Parque São José; Wancley Rosa da Conceição, 31 anos, morto na Rua Bela Vista, Vilinha; e Wuanderson Magalhães Damasceno, um dos que foram baleados na noite de sexta-feira e que veio a óbito nesse domingo.
Vale ressaltar que os corpos de Tiago Sousa Xavier e Wuanderson Magalhães Damasceno ainda se encontram no Instituto Médico Legal (IML) aguardando familiares.

Cúpula da segurança
A matança ocorrida no fim de semana chamou a atenção da cúpula da segurança pública do estado e para a cidade vieram o secretário de Segurança, Jefferson Portela; o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Pereira de Melo, e o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, José Frederico Gomes Pereira, o Cel. Pereira, além do comandante do CPA-A-II, com sede em Imperatriz, Coronel Antonio Markus Lima, e do delegado regional de Imperatriz, Eduardo Galvão.
No sábado, aconteceu uma coletiva à imprensa, ocasião em que os delegados informaram que as investigações para apurar a matança iniciariam nessa segunda-feira. Um delegado especial virá de São Luís para auxiliar na elucidação dos crimes. Trata-se de Guilherme Sousa Filho, que já foi delegado regional em Imperatriz e atualmente é da Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHDPP). Ele chega a Imperatriz com sua equipe nesta terça-feira.