O Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz, cuja obra de reforma e ampliação está em fase de finalização, oferecerá também um novo projeto de ressocialização e capacitação profissional aos internos. É a oficina de confecção de cabos de vassoura e prendedores de roupas.
A ação será realizada por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e uma empresa privada do setor. Atualmente, os internos já são beneficiados pelo projeto “Raiar da Liberdade”, que possibilita aos apenados do regime fechado acesso à qualificação profissional em montagem e manutenção de aros e rodas de bicicleta.
A nova atividade beneficiará 20 internos e é fruto das políticas de ressocialização desenvolvidas na atualidade pela Sejap. Para o secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, as atividades voltadas a reintegrar os internos ainda dentro das unidades são fundamentais. “Temos que preparar o apenado para retornar ao convívio em sociedade e ao mercado de trabalho”, ressaltou.
A reforma e ampliação da CCPJ de Imperatriz integra o projeto de regionalização e aumento de vagas no sistema carcerário do Maranhão. Com uma série de ações, a Sejap busca atingir a meta de 1.000 novas vagas até o final deste ano. Só na CCPJ de Imperatriz, serão criadas 160 vagas, que ajudarão na regionalização do sistema e no processo de desafogar as demais unidades.