Agência danificada após a explosão

Um bando composto por cerca de seis elementos explodiu na madrugada dessa quarta-feira (2), por volta de 2 horas, os caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Santo Antonio dos Lopes, localizada na região central do Maranhão, distante 450 km de Imperatriz.

A população da pequena e pacata cidade de Santo Antonio dos Lopes acordou assustada em função de que a explosão foi muito forte. Além de terem danificado praticamente todo o prédio da agência, estilhaços atingiram casas próximas e algumas ficaram também danificadas.
Policiais militares de Presidente Dutra, que fica a 30 km de Santo Antonio dos Lopes, foram para aquela cidade e fizeram diligências por toda a região central do estado, mas não conseguiram localizar o bando. O valor roubado não foi informado.
O Sindicato dos Bancários do Maranhão informou a O PROGRESSO que, de janeiro até agora, 39 ocorrências, entre assaltos, arrombamentos e tentativas de assaltos, já foram registradas em agências bancárias no Maranhão. Segundo o SEEB-MA, este ano já aconteceram 11 assaltos, 9 tentativas de assaltos e 19 arrombamentos a caixa eletrônicos em agências bancárias do Maranhão.
Mesmo assim, segundo o Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF), órgão ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), atualmente sob a coordenação do delegado Tiago Bardhal, esse tipo de ação criminosa diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado. “Legislação penal branda, pois na maioria dos casos os suspeitos respondem apenas por furto, em que a pena chega apenas a quatro anos e em alguns casos se resumem a prestação de serviços, facilidade em adquirir explosivos, devido à falta de fiscalização e banalização do crime, devido à facilitação e incentivo”. Esses são, segundo o delegado Bardhal, os principais fatores para o alto índice de arrombamentos de caixas eletrônicos no Maranhão e em todo o Brasil.