Cerca de vinte homens fortemente armados e a bordo de quatro veículos roubaram uma agência bancária, por volta das 22h dessa quarta-feira (6), na cidade de Santa Luzia do Tide, a 393 km de Imperatriz.
Os bandidos se distribuíram pela cidade, fizeram reféns, bloquearam a estrada que vem de Santa Inês e Buriticupu e trocaram tiros com a Polícia Militar.
Segundo moradores, os bandidos bloquearam todas as vias de acesso à cidade, onde usaram duas carretas para impedir o acesso a Santa Luzia do Tide. Depois, fizeram de reféns cerca de quinze pessoas e foram até a agência do Banco do Brasil.
Depois da ação criminosa, os bandidos obrigaram os reféns a subirem na carroceria do veículo e saíram logo em seguida. A ação durou pouco mais de 30 minutos. Os bandidos fugiram em direção a Buriticupu. O Comando Tático Aéreo (CTA) e reforços da PM de Pindaré e Santa Inês foram acionados para tentar evitar a fuga.
A ação eleva para 18 o número de casos de ataques a agências bancárias no Maranhão este ano. Já são 16 cidades atacadas por bandidos em todo o estado.
Em 2015, o número de arrombamentos chegou a 60 em 52 municípios maranhenses.
A ação dos bandidos ocorreu no mesmo dia em que o governo do Maranhão divulgou a ausência de roubos a bancos no estado durante o mês de março – fato que levou o Banco do Brasil a enviar nota de agradecimento à Segurança do Maranhão.
Desde o ano de 2010, o Maranhão não passava um mês sem ocorrências de ataques à instituição financeira ou a postos de atendimento bancário. Em nota assinada pelo superintendente Ingo Kobarg Júnior, a instituição financeira destacou o combate às modalidades conhecidas como ‘novo cangaço noturno’ durante o mês de março de 2016, e as prisões realizadas desde o início do ano.
Na lista de cidades atacadas neste ano estão: Alto Alegre do Pindaré, Igarapé Grande, Bacuri, Maracaçumé, Icatu, Grajaú, Alcântara, Paulo Ramos, Paraibano, Araguanã, Duque Bacelar, Tufilândia, Peri Mirim, Colinas, Nova Olinda do Maranhão e agora Santa Luzia do Tide.
A última ocorrência foi registrada na madrugada do dia 6 de março no município de Nova Olinda do Maranhão. Na ocasião, um grupo fortemente armado e em três veículos roubou uma agência do Banco do Brasil usando o mesmo método, explodindo os caixas eletrônicos.
Comentários