Francisco Junior, Washington Cardoso, Wideglan dos Santos, Nilson Martins e Rosivaldo Costa foram mortos no confronto

Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil da cidade de Riachão, a 320 km de distância de Imperatriz, na região sul do estado, terminou com cinco assaltantes mortos em confronto com a Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF) e policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), fato ocorrido na madrugada dessa quarta-feira (15). Um sexto homem fugiu ferido.

Os assaltantes mortos, de acordo com informações do delegado Tiago Bardhal, do núcleo de roubo a bancos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), foram: Francisco Moreira da Silva Júnior, Washington Alves Cardoso, Wideglan Rodrigues dos Santos, Nilson Martins dos Santos e Rosivaldo Silva Costa.
O delegado Bardhal informou ainda que esse mesmo bando foi responsável pelos assaltos às agências do Banco do Brasil de Tasso Fragoso e Fortaleza dos Nogueiras, ocorridos já este ano.
Os policiais apreenderam com os bandidos mortos armas de grosso calibre, como uma metralhadora 9mm de uso exclusivo, fardas de campanha, equipamentos usados em arrombamentos de agências bancárias, maçaricos, uma caminhonete Hilux e um Sandero.
Na ação criminosa, o grupo de mais de dez homens se separou em duas partes: uma se deslocou para realizar um cerco aos policiais militares e outro à agência bancária.
Esse foi o segundo caso em menos de 24 horas. Nessa terça-feira (14), dois homens foram presos suspeitos de tentar assaltar uma agência do Banco do Brasil em Açailândia. A polícia armou uma emboscada com base em informações obtidas durante investigação sigilosa. Quando os suspeitos se aproximaram para realizar o assalto, foram abordados por policiais, que efetuaram a prisão.
Com a dupla, foram apreendidos um veículo, três cilindros de gás, uma lixadeira, uma furadeira, um alicate de corte, além de outras ferramentas comumente usadas em arrombamentos. A suspeita é de que os dois integrem uma quadrilha especializada em assaltos a bancos de Santa Catarina.

Estatísticas - De acordo com dados divulgados nessa quarta-feira pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), já são 53 ocorrências em agências bancárias em 2015, contra 75 em 2014. Do total de ocorrências, 15 são do tipo assalto, 29 casos de arrombamento e nove saidinhas bancárias.