Paulo de Caldas Santos e Izaquiel Teixeira de Jesus quando davam entrada no Socorrão
Armas, munições, celulares e documentos apreendidos com os acusados

Uma ação em conjunto entre policiais do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, núcleo de Imperatriz, sob o comando do delegado Tiago Bardhal, policiais da Delegacia Regional, comandados pelo delegado Assis Ramos, Polícia Federal, Serviço de Inteligência do 3º BPM, Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Açailândia, que teve o comando do Major Eurico, comandante da 5ª Cia, foi desencadeada nessa quarta-feira (27) em Imperatriz.
A ação policial foi desencadeada com a finalidade de prender bandidos que na última terça-feira (26) assaltaram a joalheria “Brasil Joias”, na cidade de Açailândia, a 72 km de Imperatriz, de onde foram roubados joias, relógios e outras mercadorias, chegando a R$ 200 mil.
Segundo o delegado Tiago Bardhal, logo que ficou sabendo do assalto, iniciou um trabalho de investigação para chegar aos assaltantes, identificados através de imagens das câmeras de segurança da joalheria como sendo Paulo de Caldas Santos, vulgo “Paulim”, 26 anos, e Izaquiel Teixeira de Jesus, 20 anos, ambos moradores de Imperatriz.
Os policiais montaram campana e ficaram observando uma casa localizada na Rua Hermes da Fonseca, nas proximidades do antigo Juçara Clube. Nessa quarta-feira (27), os policiais observaram a saída dos dois alvos em um Chevrolet modelo Corsa, cor preta, placa OBV-7307 Parauapebas (PA), que estava sendo conduzido por Izaquiel Teixeira de Jesus.
Os dois tomaram a direção da BR-010 e ao observarem que estavam sendo seguidos pelos policiais, aceleraram o carro e tomaram a direção da Grande Cafeteira. Na Vila Ypiranga, os dois elementos foram cercados, ocasião em que desceram do carro empunhando pistolas e disparam contra os policiais, que revidaram.
Paulo de Caldas Santos foi atingido com um tiro no rosto, enquanto que Izaquiel Teixeira de Jesus foi alvejado no pé direito. Os dois ficaram deitados e os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cujos socorristas levaram os dois elementos para o Hospital Municipal, onde se encontram sob a custódia da Polícia Civil.
Paulo de Caldas Santos é fugitivo do presídio de Davinópolis, fato ocorrido dia 25 de julho deste ano. Ele e mais sete fugiram por um túnel.
Os policiais apreenderam as armas que os elementos usaram na troca de tiros, uma pistola ponto 40, de uso restrito, que se encontrava com Paulo de Caldas, e uma pistola calibre 380, com Izaquiel Teixeira. Na casa onde estavam morando, na Rua Hermes da Fonseca, bairro Juçara, os policiais apreenderam mais uma pistola 380 e um revólver calibre 38 municiados, celulares e uma identidade em nome de Reinaldo Neres de Oliveira, que está com a foto de Paulo de Caldas. Ele usava esse nome falso.
Paulo e Izaquiel também são acusados de assaltos à Joalheria Real em Imperatriz e aos Correios de João Lisboa. Outros componentes da quadrilha estão sendo procurados.
Paulo de Caldas e Izaquiel Teixeira serão autuados em flagrante delito por roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha logo que tiverem alta do hospital. Paulo de Caldas ainda responderá por falsidade ideológica por estar com documento falso. Duas mulheres que foram detidas na casa onde os acusados estavam morando foram liberadas e ficaram como testemunhas.
No celular que seria de propriedade da namorada de Izaquiel, foi passada a mensagem logo após o assalto à joalheria em Açailândia, com o seguinte teor: “Brasil Joias foi torada”.