Uma fuga espetacular foi registrada no fim da tarde dessa quarta-feira (19) na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI). O fugitivo é André Lopes da Silva Cardoso, o “Andrezinho”, 30 anos, que foi preso em 2013 acusado de assaltos a banco e a carro-forte no Maranhão e Piauí. De acordo com informações, “Andrezinho” fugiu no Fiat Fiorino que é usado para levar as ‘quentinhas’ para os presos de Imperatriz, Davinópolis e João Lisboa.
“Andrezinho” era considerado de confiança pelo bom comportamento na cadeia e tinha algumas regalias. Ontem, quando o veículo com a comida chegou, o condutor deixou a chave na ignição do carro para retirar o isopor com os bandecos, como faz todos os dias. “Andrezinho” aproveitou o vacilo para empreender fuga no carro, levando toda a comida. Um monitor ainda tentou evitar a fuga, mas “Andrezinho” acelerou e ainda arrastou o monitor por alguns metros.
“Andrezinho” tinha sido preso em 2013, na cidade de São Miguel do Tocantins, por policiais do Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, núcleo de Imperatriz, e estava à disposição da Justiça.
De acordo com informações policiais, um dos mandados contra André Lopes foi expedido pela Comarca de Santa Helena, pela participação no assalto ao Banco do Brasil da cidade, ocorrido no dia 9 de maio de 2012. O outro mandado expedido pela Comarca de Imperatriz foi sob acusação de formação de quadrilha, porte de arma de uso restrito e de explosivos. Ainda de acordo com informações policiais, ele é integrante da quadrilha de Ivo Maranhão, preso em 2012, e conhecido por diversas práticas criminais.
Ele já havia sido preso em Santa Inês ao tentar assaltar um carro-forte no ano de 2010; em Pio XII, ao assaltar o Banco do Brasil da cidade; e ainda em Uruçuí (PI), ao assaltar um banco local.
Uma força-tarefa de agentes penitenciários e de forças especiais da Polícia Militar foi formada para tentar recapturar “Andrezinho”, mas até o início da noite não tinha logrado êxito. O Fiat Fiorino foi encontrado abandonado próximo a um campo de futebol no Parque Anhanguera. Existe a suspeita que “Andrezinho” tenha sido resgatado.
Comentários