No fim da manhã dessa terça-feira (5), um bando composto por 15 criminosos adentrou a agência do Banco do Brasil de Esperantinópolis, cidade localizada na região central do Maranhão, na região do médio Mearim, distante 390 km de Imperatriz, e anunciou o assalto. Eles recolheram dinheiro da agência e, nesse meio tempo, a polícia da cidade foi avisada sobre o assalto e cercou a agência.
Os assaltantes tomaram alguns clientes e funcionários do banco como reféns, saíram da agência e dominaram a região central e comercial de Esperantinópolis durante um bom tempo. A todo instante, os bandidos disparavam tiros com armas longas, enquanto se protegiam atrás do escudo humano formado por seis reféns.
Policiais civis e militares permaneceram nas imediações da praça e do banco para tentar conter a quadrilha. Por volta de 12h10, os assaltantes decidiram empreender fuga da cidade. Usaram uma camionete S10 e obrigaram alguns reféns a acompanharem-nos na fuga. Durante todo esse tempo, dispararam tiros pela cidade. O bando fugiu levando os reféns em direção ao povoado Palmeiral, o mais populoso do município. Um deles, em cima do capô do veículo. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Os reféns foram liberados entre Esperantinópolis e o povoado Palmeiral. O gerente foi o primeiro a ser liberado.
Mesmo com os pneus da caminhonete furados, os bandidos conseguiram chegar ao povoado Palmeiral, onde voltaram a trocar tiros com policiais militares. Em seguida, roubaram um outro veículo e atravessaram o rio Mearim em uma balsa e empreenderam fuga rumo à cidade de Joselândia. A caminhonete foi incendiada.
Até o início da noite de ontem, nenhum bandido tinha sido preso. Não foi informado o valor roubado.
Essa foi a 25ª ação criminosa contra agências bancárias no interior do Maranhão este ano.
Publicado em Polícia na Edição Nº 15298
Comentários