Dos 272 presos que compõem a população carcerária em Imperatriz, apenas 17 receberam o benefício de saída temporária determinada pela juíza da Vara de Execuções Penais em Imperatriz, Samira Barros Heluy.
Destes, 16 foram da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) e 1 do presídio de Davinópolis. Dois detentos de Davinópolis receberam progressão de regime e passaram de semiaberto para aberto. Da Delegacia Regional, três detentos também receberam progressão de regime e passaram de fechado para semiaberto.
O maior número de detentos se encontra na CCPJ, atualmente com 152. O local já chegou a estar com 350 presos. Em segundo lugar vem a Delegacia Regional de Imperatriz, que conta com 75 detentos. Davinópolis tem 540 presos. Na Delegacia do 5º Distrito Policial, encontram-se presas 5 mulheres.
Na capital - Um total de 104 presos, sendo quatro mulheres. Esse é o número de internos do sistema penitenciário que foram contemplados com o benefício de saída temporária do cárcere durante as festividades natalinas e de Ano Novo. A decisão foi tomada pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, Jamil Aguiar da Silva.
A decisão que beneficia os internos do sistema prisional é conhecida como Indulto de Natal. Tem como finalidade garantir aos internos sentenciados a possibilidade de comemorar com a família as festividades de fim de ano.
Os presos agraciados com o benefício de saída temporária saíram das unidades prisionais às 9 horas dessa sexta-feira (23) e só retornarão às 18 horas do dia 3 de janeiro. Ao contrário das últimas vezes, o regresso dos internos não terá intervalo de datas. Isso quer dizer que eles passarão 11 dias fora das unidades prisionais.
Publicado em Polícia na Edição Nº 14286
Comentários