Quantas vezes você já não estacionou seu carro, trancou e achou que estava tudo certo, tudo seguro? Mas não estava. Bandidos descobriram como bloquear o sinal do alarme e roubar o seu carro.
Essa prática criminosa foi denunciada no ano passado em Imperatriz, quando apareceram bandidos com os primeiros equipamentos, um aparelhinho parecido com um controle remoto.
No ano passado, vários casos foram registrados e este ano, uns cinco já aconteceram.
“Quando eu botei a mão no banco de trás, não tinha mais nada dentro do meu carro. Em cerca de cinco minutos, os caras conseguem depenar o carro”, conta uma vítima, que pediu para não ser identificada.
“É a tecnologia a favor do crime”, afirma o delegado regional Eduardo Galvão.
Chaves codificadas. Alarmes sofisticados. Estacionamentos monitorados por câmeras 24 horas. E nenhuma garantia. “E eu saí normalmente, como se o carro tivesse lacrado. Quando eu retornei, eu apertei o alarme, ele abriu as travas. O carro estava normal. Sem indícios de arrombamento, sem indícios de nada”, conta uma outra vítima, que também preferiu não se identificar.
Quando esse dispositivo criminoso é acionado pelos bandidos que sempre ficam à espreita de vítimas, o carro não tranca. Quando a vítima sai, os bandidos abrem o carro e furtam tudo que encontram.
Segundo os peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM - núcleo de Imperatriz), o equipamento consegue embaralhar os sinais eletromagnéticos enviados quando as pessoas tentam trancar o carro. Outros controles parecidos conseguem até mesmo copiar o código de segurança da chave.
A Polícia Civil está investigando os casos, mas até agora ainda não deu uma resposta à sociedade.
Comentários